Cassiane: Parece que a volta triunfal será adiada mais uma vez

 

Cassiane é um ícone na música gospel. Atingiu marcas que dificilmente outro cantor alcançará. Tem hits que marcaram gerações e canções que ficaram eternizadas nos corações e nas igrejas. Antes de mais nada quero deixar claro que sempre fui admirador da cantora - antes mesmo de nascer o termo 'cassianete'. Mas não posso simplesmente colocar a admiração que sinto pela cantora acima dos trabalhos musicais que ela desenvolve.

Desde que assinou contrato com a MK, eu e boa parte do público que acompanha a cantora passarmos a esperar a tão sonhada 'volta triunfal' (que já estamos esperando desde o anúncio do CD 'Viva' em 2010). O que os fãs desejavam e continuam desejando é que Cassiane volte a ser o referência de música pentecostal, pois ela conhece a receita: letras fortes, ritmo e melodia bons, arranjos impactantes e back vocal de arrepiar. Mas parece que esse resultado só teremos em outro CD.

Sei que é arriscado dizer algo agora porque só ouvimos alguns trechos de cada música. Mas a sensação que dá é que todas essas canções seriam coadjuvantes em CDs de outrora. As músicas são medianas e o ritmo não empolga, os refrões são curtos e repetitivos - não tem pegada e em alguns momentos nem parece pentecostal e em outros momentos a melodia e os arranjos parecem muito com os dois CDs passados.

Sobre o CD 'Eternamente': Eu torço para estar errado, mas se eu não estiver já vou me adiantar em dizer que Cassiane não está mais acertando no repertório. Mas claro que algumas músicas vão se sobressair - 'A Carta' e 'Pra Casa eu vou' são minhas apostas de boas canções.


Para ouvir trechos das outras canções clique AQUI

Se o CD vai vender? Claro que vai - Cassiane é renomada e vai vender independentemente do disco fazer sucesso ou não. Mas ter canções na boca do povo, sendo disputadas pelos conjuntos de louvor (como era antes) ainda me parece distante da realidade.

Antes de mais nada quero deixar claro que nem precisam vir dizer que o CD ela faz pra Deus, que o importante é ganhar almas, que o CD não é feito para agradar homens - isso é desculpa de fanático que não aceita o fato de que a 'diva' está derrapando na produção e não está conseguindo emplacar um hit desde o 'Faça Diferença'. 

Tiago Terciotty l Olhar Pentecostal