ARTISTA NA VITRINE: Entrevista com Vanilda Bordieri

É perceptível que Vanilda Bordieri se tornou uma das maiores compositoras e interpretes da música cristã pentecostal no país. Seu primeiro álbum foi lançado em 1997, dando inicio a sua inclusão no crescimento da música gospel. Hoje, Vanilda já soma milhões de álbuns vendidos e vários clássicos do acervo musical gospel. Preparando seu quarto disco pela Musile Records (Aliança) com previsão de lançamento no primeiro semestre de 2014, a cantora apresentará várias surpresas para seu publico, sendo uma delas, a participação de um(a) fã em uma das 16 faixas do novo trabalho produzido pelo produtor musical Rony Barbosa. Diante de algumas curiosidades sobre a nova gravação, fomos atrás da cantora para uma simples entrevista onde a mesma respondeu de forma descontraída e simpática e até revelou algumas "surpresinhas" - Confira:

1- Quais foram seus critérios para formação do novo repertório?
 Eu quis canções que falassem mais com a igreja, pois sai da fase intimista. Canções com mensagens bíblicas, pois isso não pode faltar no meu repertório. Evitei letras pessoais, com exceção "Viver teus sonhos" de Nikolas Ribeiro.

2- Ser a autora da maioria das canções interfere em algo?

De modo algum, pois eu componho exatamente o que sinto pra cantar, pregar e adorar. As composições de outros completam os meus sentimentos. Acredito na unidade dos compositores, e cada um vem pra dar o toque final no que Deus me faz sentir. Só gravo se realmente for tocante pra minha alma, independente do sucesso que venha fazer.

3- Sucesso. Já que tocamos nesse assunto, não podemos deixar de citar. Você nunca demonstrou ser preocupada com isso, mas quando um disco não alcança as expectativas qual é a sua reação?
Olha, todos querem obter sucesso, eu sempre tive uma agenda muito abençoada mas eu nunca fiquei sabendo na real, onde meus discos chegaram e o que aconteceu realmente. Mas existem expectativas que só o tempo pra nos responder. Sucesso é cantar e realmente sentir que Deus está recebendo.

4- A cada álbum lançado, podemos observar uma Vanilda Bordieri nova, isso envolve produção, proposta musical, repertório e etc... O que quero saber é se essas mudanças acontecem de forma natural, ou são planejadas.
Nada que é pra Deus pode ser premeditado, mas sim vivido, sentido, e as coisas vão acontecendo naturalmente. Eu selecionei músicas com assuntos diferentes, mas as mudanças são percebidas quando concluo o repertório sempre.


Vanilda Bordieri e o produtor musical Rony Barbosa com sua equipe durante a gravação das bases.
5- A participação de um fã em seu novo álbum, é uma atitude inédita na musica gospel do gênero pentecostal. O que te motivou a oferecer essa oportunidade?
Eu acredito, que Deus nos chamou para abençoar pessoas, eu amo isso! De um ajudando outro! Eu tive uma oportunidade no CD da Elaine de Jesus quando estava começando, tive muitas outras oportunidades de pessoas que já estavam longe de mim, simplesmente porque Deus as tocou, e eu posso fazer o mesmo, sempre tem alguém pra ser abençoado. É muito fácil sofrer pra chegar, e fechar as portas pra que outros não cheguem com medo de perder o nosso lugar, sendo que onde Deus nos leva, tem lugar para muitos! Se eu puder ajudar já é alguma coisa. Eu quero ser benção assim como já foram pra minha vida.

6- Você sempre se importou com o publico feminino e sua representatividade na igreja. Essa expressão é vista em algumas canções gravadas por você, assim como composições suas interpretada por outras cantoras. O que a mulherada pode aguardar do novo álbum? Teremos alguma faixa especial?
Eu sempre amei o círculo de oração, não as vejo como público, pois elas são muito mais que isso, mulheres que me sustentam em oração, fui criada por elas, e isso é amor. Sempre gravei musicas direcionadas a elas, e nesse CD vem aí "Coral das mulheres," uma música simples mas é o que gosto. Como muitas mulheres participaram da promoção #Euquerocantarnocddavanildabordieri resolvi convidar 10 das participantes para abrilhantar o coral, e vai ficar lindo!!!

7- Além das 10 mulheres e de 1 fã, seremos surpreendidos com outras participações especiais?
Sim dos amigos que amo muito, dois grandes compositores, e acho que nem devo manter segredo (risos) Moisés Clayton e Leandro Borges.

8- Você costuma opinar muito durante a produção?
Sim (risos), nas bases e nos backs e na mixagem (risos), mas nada que comprometa o trabalho do produtor.

9- Entre os títulos das faixas que foram divulgadas, podemos encontrar "Respeita" O que essa canção tem de especial para levar um titulo tão interessante?
Uma conscientização, se não acreditamos nas pessoas, devemos no mínimo respeita-las. As pessoas andam ignorando as promessas de Deus na vida de outras, simplesmente porque elas não acreditam. Subestimam, desmerecem, e tentam barrar, quando elas alcançam êxito e por terem sofrido acham que outros não são capazes de vencer o sofrimento. Respeito é bom e deve ser aplicado.

10- Nossa! deu uma curiosidade (risos). Você já tem alguma canção como favorita? 
Todas(risos). Esse é um repertório pra não pular nenhuma faixa.


11- No "Pra Deus é Nada"  percebemos que você melhorou muito na interpretação. Sua voz tornou-se mais experiente, madura e forte. No novo CD encontraremos o mesmo resultado?
Sim! Gravar com calma e com  paz na alma foi a receita do resultado e a gente vai amadurecendo. Sem contar, a paciência do produtor de voz Hedy Barboza. Show!


12- Bom, estamos sabendo que você irá gravar uma música romântica chamada "A força do Amor", nos conte sobre ela.
Eu sempre me neguei a gravar uma musica romântica, pois eu sempre disse que no dia em que eu me sentisse amada de verdade eu faria isso, então... (risos)  Enfim, essa é uma faixa especial! Além de ser da minha autoria, será totalmente gravada na delicadeza de "voz e violão" Aguardem!

A Força do Amor - Vanilda Bordieri from Júnior Costa on Vimeo.

13- Finalizando, gostaria que você deixasse uma mensagem para os leitores e principalmente para as pessoas apaixonadas pelo seu ministério.
Agradeço a todos que me acompanham durante esses anos, sei que as vezes é impossível atingir as expectativas, mas Deus nos dá graça! Meu carinho sincero a todos que de alguma forma fazem parte da minha trajetória e estão envolvidos em minha vida. Que Deus nos una mais e mais através da palavra e da liberdade do louvor, pois o louvor libertar! Um beijo a todos independente das diferenças. Deixo uma simples e objetiva palavra para aqueles que ; Não admiram, não conhecem e não gostam: #Respeita!