Carla Santiago Uma história de amor e milagres

Nasceu em 28 de janeiro em uma fazenda no interior de Minas Gerais, cuja família possui quinze irmãos. Criada em meio à natureza, trabalhou na lavoura e ajudando sua mãe nas tarefas domésticas. Foi escolhida desde o ventre materno para louvar ao Senhor, o que fez já muito cedo. Mudou-se para a cidade, ainda adolescente, e concluiu os estudos. Contudo, nunca deixou de servir a Deus. Formou-se em Relações Internacionais, com pós-graduação em Política Internacional e Direito Internacional do Comércio. O grande sonho era ser Diplomata, estudou com esse objetivo. Entretanto, o chamado de Deus para sua vida falou mais alto. Mudou os planos, então, para atender à vontade soberana de Deus. Casou-se em Brasília, DF, é mãe de um filho. O cd Amor & Milagre foi uma marco em sua vida, pois representa a consolidação de diversas mudanças e a evidencia do estilo sertanejo. O objetivo desta mineira é levar a mensagem da cruz por intermédio da música sertaneja.


Nascida numa fazenda no interior de Minas Gerais, a cantora Carla Santiago foi criada em meio à natureza trabalhando na lavoura e ajudando a mãe nas tarefas domésticas. Em meio a essa calmaria do interior, Carla sempre contou com o apoio da família desde quando começou a cantar aos cinco anos em sua igreja localizada em Porteirinha. Entretanto, antes de entrar de cabeça no mundo da música, ainda na adolescência ela realizou trabalhos como modelo e também se formou em Relações Internacionais, com pós-graduação em Política Internacional e Direito Internacional do Comércio. Apesar do grande sonho em ser Diplomata, Carla viu que o chamado de Deus para sua vida falava mais alto e abdicou da carreira diplomática para trabalhar na obra de Deus e levar a mensagem por intermédio da música.

Em 2009, a cantora lançou seu primeiro CD intitulado Soberano, composto por 14 composições de grandes nomes do gospel nacional que evidenciou o estilo sertanejo numa produção de feita pelo maestro Melk Carvalhedo. Um ano depois, chegou o álbum Providência que lhe abriu portas para grandes eventos evangélicos. Agora, ela apresenta o disco Amor & Milagre, produzido novamente por Melk Carvalhedo em parceria com Ronny Barboza, que marca a consolidação de seu ministério que carrega desde o início as marcas da música sertaneja. Membro da Igreja Batista Ebenézer, Carla Santiago é casada com Gilberto Santiago e é mãe doDavi e conversou com o Gospel no Divã onde falou sobre carreira e projetos para o futuro.

Fotos: Divulgação
1. Quando e como a música entrou na sua vida?
Deus me escolheu desde o ventre da minha mãe. Quando criança, aproximadamente aos cinco anos, comecei a cantar nas igrejas da região da minha cidade natal, no interior de Minas Gerais. Nesse período de descobertas, minha família foi extremamente importante, principalmente no sentido espiritual.

2. Apesar da paixão pela música, o que fez com que se apaixonasse pela vida de modelo e a acadêmica?
Sempre tive uma queda pelo mundo da moda, no sentido passarela. E fui convidada diversas vezes para desfilar, até que aceitei. Fiquei por pouco tempo também. Na vida acadêmica, sou formada em Relações Internacionais, pois amo estudar questões políticas no contexto mundial.

3. De alguma forma, essas experiências ajudaram a moldar a identidade de Carla Santiago?
Sim. O que eu aprendi academicamente me abriu os olhos quanto à situação mundial, pois estudei sobre as políticas dos países de forma geral e isso me deu ainda mais vontade de levar a palavra de Deus ao mundo.

4. Quando resolveu abrir mão do sonho de ser diplomata para fazer a obra de Deus?
Vi que o meu chamado para fazer a vontade do Pai foi mais forte que meu sonho de ser diplomata e dediquei totalmente ao Governo maior de todos: o Reino de Deus.

5. Como foi ter o primeiro disco em mãos e por que o título Soberano?
Foi a realização de um sonho e o título veio da vontade de dizer ao mundo o quão Soberano é o Senhor. Foi uma forma de adoração.

6. Como foi se apresentar pela primeira vez como uma cantora profissional e com um disco próprio?
Foi gratificante, mais por saber que estava lançando a semente da palavra de Deus do que pelo reconhecimento em si.

7. O repertório contou com composições de grandes nomes da música gospel. Quem seriam eles?
No CD Soberano, os compositores foram: Moisés Cleyton, Daniel e Samuel, Vanderli Macedo, Edson Soares e uma de minha própria autoria. No CD Providência, foram: Agailton Silva, Anderson Freire, Os Nazireus, Edson Soares, Joel e Jânio e Ariney Oliveira. No último CD –Amor & Milagre ­­– temos composições de: Anderson Freire, Lázaro e Eduardo, Cleyton Smith, Damaris Ortiz, Ryldo Lopes e Irmãs Andrads.

8. Chegando agora com o CD Amor & Milagre, por que optou por esse nome e como foram os momentos de produção?
Não existe amor igual a este. Um amor que ultrapassa limites. E, sou milagre de Jesus e amo contar ao mundo sobre os milagres dEle. Os momentos foram de felicidade e também de luta. Glória a Deus por tudo que passei! O resultado foi fantástico!

9. O disco representa a consolidação de várias mudanças em sua vida. Que mudanças foram essas?
Anteriormente usava o nome Geila Carla (meu nome mesmo), mas as pessoas tinham dificuldade de pronunciar, fixar o nome, logo, mudamos para Carla Santiago (meu nome mesmo). E o estilo sertanejo ficou mais evidenciado.

10. E como foi contar com a participação de Damares e como surgiu essa amizade entre vocês duas?
Um dia a Damares estava com uma agenda marcada aqui em Brasília e peguei o telefone liguei para o Aldori (esposo dela) e disse que gostaria de conhecê-la pessoalmente e ofereci se eles não gostariam que eu fosse buscá-los no aeroporto. Foi amor à primeira vista. (Rsrs). Sempre que podemos estamos juntinhas. Ela é uma grande amiga que torce muito por mim e pelo meu ministério. E quando gravei esse disco eu a convidei para participar em uma música e ela aceitou prontamente e carinhosamente. Glória a Deus! Ficou demais! Ela canta muito!

11. E como foi a produção de seu primeiro clipe com direção de Bruno Fioravanti e qual a história da música “Laranjeira” e por que ela foi a escolhida para virar clipe?
Foi muito gratificante. O trabalho da equipe Fioravanti Filmes é muito bom e o Bruno é um mega profissional. Nasci na zona rural e ‘Laranjeira’ tem tudo a ver comigo. Sou simples, romântica e amo músicas neste estilo. A compositora fez esta música exclusivamente para mim.


12. Quais são seus próximos projetos?
O lançamento do meu primeiro DVD. Já gravamos e estamos em fase de finalização da produção. O lançamento deve ocorrer no mês de fevereiro e está ficando lindo demais.


13. Tem algum testemunho que marcou sua vida e poderia contar para nós?  
Eu não podia ter filhos e chorei muito com o diagnóstico médico, mas descansei no Senhor. A Bíblia fala que Deus trabalha para aqueles que nEle esperam e, alguns meses depois, o Senhor me curou e fui fazer o exame de sangue e, olha só, estava grávida. Glória a Jesus! Meu filhote precioso está com dois anos. Meu milagre!

14. Qual balanço faz de sua carreira desde quando era uma criança cantando na fazenda até hoje?
Como Deus é fiel. Ele é demais. Ele pega as coisas que não são e confunde as que são. Eu vivia no meio do mato, trabalhava na roça, não tinha perspectiva financeira alguma, mas tinha um chamado, uma convicção e fé. Quando vou ao interior de MG e percorro os caminhos que fazia para ir cantar na igrejinha, atravessava o rio, muitas vezes cheio, para louvar a este Deus e hoje vejo o resultado, é emocionante, choro mesmo de alegria. Eu não mereço nada! Tudo é Dele! Jesus conquistou minha vitória na Cruz. Eu o louvarei eternamente.


Agradecemos a Angelo Luiz (AL Agenciamentos) por intermediar a entrevista. Para saber mais sobre o ministério de Carla Santiago, acesse www.carlasantiago.com.br.