Olhar Pentecostal analisa "Nível do Céu" da Cassiane


O pentecostal em 2018 tá meio parado, mas não poderíamos deixar de analisar o novo CD da cantora Cassiane. Preparados? Bora.

(Nível do céu) 
O título do CD começa com uma introdução para mostrar que Jairinho ainda manja dos paranauês. A letra é boa e cria um paradoxo ao título, a gente lê 'nível do céu' e acha que a letra vai falar de altura, mas na verdade fala de rio e de profundidade e sair da superfície do mundo. Eu gostei e o enredo lembra, mesmo que vagamente, a canção 'Mergulhe' do "Faça Diferença" por causa do tema. Ah, não gostei desse oh oh oh, isso deu uma quebrada na canção.

(O leão e o cordeiro) 
Prepare-se para ouvir de muitas pessoas a seguinte frase 'essa é a melhor faixa do CD' pq realmente é uma das melhores mesmo. Qual o segredo? Letra profunda com toque poético e uma tema que sempre combina com o pentecostal: a vitória de Jesus na cruz e a promessa da sua vinda. Rogério Jr mostrou que domina e muito a arte de compor esse assunto. O que mais gosto é a ponte que resgatou a essência do pentecostal dos anos 2000. Jairinho, que arranjos são esses cara? Muito bom. Bateria dando show. Essa eu ouço muito, várias vezes e merece clipe (fica a dica mk).

(Oração de verdade) 
Como o título já sugeri é uma oração cantada. Gostei muito da estrofe e da voz aveludada da Cassiane. O refrão tem uma letra incrível, forte. Só acho que deveriam manter a sutileza que ouvimos nos arranjos do começo, porque eles ficam pesados e isso cansa um pouco. Gostaria de ouvir Cassiane na calmaria do começo ao fim, sem a necessidade de mostrar a potência vocal porque isso tudo mundo sabe.

(Quando você me adora) 
Letra de auto ajuda cantada na forma de diálogo de Deus com seu filho. Eu já disse em outros momentos que eu não curto muito refrões que repetem demais uma mesma frase ou palavra. Então eu passo essa.

(Arma Secreta)
Eis que surge o single que não deveria ser single. Os arranjos são bons, mas o refrão derruba a faixa. Mesmo que seja fácil de decorar, eu não consigo me apaixonar por essa faixa. Sem contar que o sotaque carioca ficou muito evidente no 'Eu tenho Deuxs' poxa Cassiane, nem quando você morava no Rio você não puxava o som de 'x' tanto assim.

(O céu vai revelar) 
Por já ter ouvindo essa faixa na voz do Trio Pérolas claramente a gente cria expectativa e faz comparações. Não podemos negar que a letra tem uma profundidade incrível, mas senti falta de ouvir arranjos mais leves e até mais lentos para explorar a capacidade emocional da faixa. O vocal forte me surpreendeu, mas eu achei que o resultado final seria impactante.

(Até teus braços) 
Mais uma oração em forma de música. Vemos citações de galileu, de cavalo celado e azeite que faz alusão a parábola das dez virgens e o refrão diz 'marchando eu vou' e termina dizendo que nada vai roubar a minha coroa. Achei a mistura muito misturada, rsrsrs.

(Deixa o céu descer) 
Só vou dizer uma coisa; fiquei esperando a música acontecer, ganhar força e explodir. Mas, isso não acontece e ainda tem mais oh oh oh. Então.. Próxima.

(Lugar da tua presença) 
Começa bem singela. Gostei, mas também tem oh oh oh e ah ah ah(aff, pra que tanto disso?). O refrão é bom, é bem congregacional. Muita gente vai gostar dessa faixa. Os músicos também vão gostar das subidas.

(Viveu por me Amar) 
É uma espécie de pop rock congregacional com toque pentecostal que você quer? Então toma. Só achei o refrão curto e, mais uma vez, cheio de oh oh oh. Mesmo assim eu gosto pelo resultado da obra: letra + arranjos.

(Tem que ser pequeno) 
A parceria com Anderson Freire vai encantar muitas pessoas. Eles são amigos e, em CD, é o primeiro feat dos dois. A letra é boa, fala de simplicidade e que Deus é que merece toda honra e glória (embora o meio gospel esteja repleto de estrelas, escrevi e saí correndo). Gostei da letra e da mensagem passada.

(Ele vai passar
Se é CD da Cassiane tem que ter forrózinho penteca. Eu gostei da letra, embora o estilo seja bem clichê, o resultado é gostoso de ouvir.

CONCLUSÃO: 
Sinto muito fãs, ainda não foi dessa vez. Muitos disseram 'é o CD do ano', 'melhor lançamento' (oi?). O CD apresenta um repertório superior ao do CD 'Eternamente', isso é verdade, mas ainda tá longe de ser capaz de colocar a cantora no lugar de destaque que ela já esteve. Mas quem disse que isso é ruim? A própria cantora vive outro momento. É pastora de uma igreja que gosta do estilo adoração e congregacional. Correr atrás do sucesso também não é mais objetivo da cantora (ela mesma já me disse), quem ainda insiste nisso são os fãs que querem o ídolo no topo das paradas. Musicalmente falando dentro do pentecostal ainda teremos que ouvir CDs antigos que são recheados de canções que marcaram gerações. Agora, uma coisa é certa; alcançar vidas e levar o evangelho é mais do que ter hits. Amém igreja?


Minhas favoritas são: O Leão e o Cordeiro, Oração de verdade, viveu por me amar e Tem que ser pequeno  

Tiago Terciotty l Olhar Pentecostal