Até setembro, cidade teve 195 furtos a mais do que o registrado nos primeiros nove meses de 2016.
Entre janeiro e setembro deste ano, Limeira (SP) teve 195 furtos a mais do que o registrado no mesmo período de 2016, segundo os dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). Em 2017, foram 2.427 crimes dessa natureza, contra 2.232. no ano passado. Percentualmente, o aumento representa alta de 8,7%.
Comparado o mês de setembro deste ano com o anterior, agosto, também houve aumento. Em agosto, a SSP registrou 227 furtos, 51 a menos do que no mês seguinte (278). Já na comparação entre setembro deste ano e o de 2016, houve queda, já que no nono mês de 2016 ocorreram 308 furtos.
Neste ano, o mês com mais casos de furto em Limeira foi janeiro, com 327 crimes registrados. Para realizar o levantamento, a SSP compila os registros de boletins de ocorrência nas delegacias do município.
Furto de veículo
Além do aumento de furtos gerais, houve crescimento do número de furtos de veículos em Limeira. A SSP compila os dados em separado. Ou seja, não estão incluídos nos índices de furtos gerais os furtos de carros.
Entre janeiro e setembro deste ano, Limeira registrou 902 casos de veículos furtados. Já no mesmo intervalo de 2016, o número foi de 837 crimes - alta de 7,7%.
Por nota, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil afirmou que adota "inúmeras medidas" ao lado das Polícias Militar e Civil para ajudar a minimizar efeitos da criminalidade. "Desde o início do ano a secretaria criou estruturas e novos programas com esta finalidade, a começar com forte trabalho na vigilância e educação para a segurança nas escolas. Isso se dá por meio da Defesa Civil Mirim nas Escolas, palestras no programa Educar Limeira e a ronda escolar".
A secretaria informou também que esses tipos de ocorrências policiais são classificados como sazonais. "Muita vezes, por exemplo, o pequeno traficante migra para o furto para ver nesse modelo a forma mais fácil de adquirir o entorpecente para consumo próprio", comunicou.
"Diante desse pequeno aumento de furtos, a Guarda Civil Municipal vai ampliar de forma imediata o policiamento ostensivo com o objetivo de reduzir essas ocorrências o mais rápido possível", finaliza a nota.
A SSP
Também por nota, a Secretaria Estadual de Segurança propôs a comparação entre os meses de setembro de cada ano, como a reportagem fez nos parágrafos anteriores. "Na comparação entre os meses de setembro deste ano com o ano passado, houve redução de 10% nos crimes de furto e 43,4% nos crimes de furto de veículo. Na somatória de ambos (furto e furto de veículo) a diminuição é de 21,3%".
Além disso, a secretaria informou que em setembro deste ano, 154 pessoas foram detidas em flagrante no município, 66 veículos foram recuperados e 18 armas de fogo foram apreendidas
A SSP ainda questionou a comparação entre agosto e setembro, mas não comentou o crescimento registrado de 2016 para 2017 apontado pela reportagem. "A comparação entre meses seguidos feita pelo veículo é equivocada, uma vez que cada mês tem suas particularidades, o que deve ser levado em consideração quando se analisa dados estatísticos".