Os novos estilos que estão conquistando os pentecostais
O estilo pentecostal é um dos mais tradicionais dentro da música gospel. Ao longo dos anos esse gênero musical foi se adaptando e ganhando novas roupagens e dentro desse processo é possível perceber que o pentecostal foi abrindo espaço para outros estilos, mas com letra e foco no pentecostal raiz, que inovou, mas não perdeu a essência.
Exemplo disso é que o famoso 'reteté' nada mais é que o estilo de forró dentro do pentecostal.
Esse tipo de canção se tornou quase obrigatório no repertório das principais cantoras pentecostais do país. Geralmente a letra é forte e tem a primeira estrofe calma, mas quando chega no refrão a faixa ganha força e característica de forró.
Esse tipo de canção se tornou quase obrigatório no repertório das principais cantoras pentecostais do país. Geralmente a letra é forte e tem a primeira estrofe calma, mas quando chega no refrão a faixa ganha força e característica de forró.
Embora não seja o tipo de canção que mais me agrada tenho que confessar que, algumas canções desse estilo, são bem gostosas de ouvir. Exemplo disso é 'Aqui tem Glória' - minha favorita nesse estilo.
Além de Cassiane uma outra cantora que sempre agrada com o 'forró santo' é Eliane Silva. Em seu último CD 'Fenômeno de Glória' a cantora me surpreendeu ao cantar 'Xodó de Deus' que conta a história de vários personagens destacando a forma como eles venceram os desafios. Confira:
Mas além do forró a música pentecostal se permitiu evoluir e agregar os mais variados estilos. Um dos mais inusitados é o calypso - um estilo que mescal o afro-caribenho com pegadas de bateria e guitarra. O estilo se tornou sucesso por causa de uma banda do Pará que leva o nome do estilo. Quem gravou uma canção que muito se assemelha com esse estilo foi Rose Nascimento no CD 'Projeto de Deus'. A canção ficou bem animada e eu, particularmente, gostei do resultado final.
Outro estilo que ganhou muito espaço no meio pentecostal foi o sertanejo universitário. Suellen Lima e André e Felipe foram os primeiros a mostrarem versões pentecostais em melodias sertanejas. O resultado agradou o público, venceu preconceitos e hoje é sucesso, principalmente entre os jovens.
Sobre esse estilo quero destacar a canção 'Tô na Estrada' do novo CD da cantora Damares. A canção ficou animada, agitada, sertaneja, mas não perdeu a raiz pentecostal que está na letra. É uma das minhas favoritas do disco, confira:
E para encerrar a lista de novos estilo que estão ganhando espaço entre os pentecostais quero destacar a canção ao estilo pop rock que Cassiane nos apresentou no disco 'Viva'. Com letra forta e arranjos bem trabalhados a canção foi muito elogiada e executada nas rádios. O novo estilo na voz de uma das mais reconhecidas cantoras do meio pentecostal foi um dos maiores destaques do disco. Confesso que o rock moderado caiu muito bem na voz de Cassiane.
Embora seja muito interessante essa inovação musical que mescla o pentecostal com outros ritmos, vale lembrar que o pentecostal raiz, forte e impactante ainda é o mais apreciado dentre todos os estilos citados e, mesmo gravando nesses novos estilos, o que queremos mesmo é que os cantores não percam o foco no genuíno pentecostal.
E você o que achou dos novos estilos? Curtiu?
Tiago Terciotty l Blog Olhar Pentecostal